PROBLEMAS DE COMUNICAÇÃO COM O CLIENTE
- Captar Marketing
- 27 de ago. de 2023
- 4 min de leitura
Atualizado: 17 de mai. de 2024

Quando alguém acessar o Facebook ou Instagram, o sistema exibirá na tela da pessoa o seu anúncio. Ao se interessar, ela clicará no botão SAIBA MAIS para realizar um cadastro com nome, telefone e e-mail. Após o preenchimento, você receberá esses dados. Após o cliente preencher os dados de cadastro, surge uma segunda tela perguntando se ele deseja enviar um WhatsApp. Haverá ali um botão que levará o cliente direto para o seu WhatsApp.
CLIENTE DISSE QUE NÃO SE CADASTROU OU CLICOU SEM QUERER
Uma vez que o Facebook e o Instagram exibiram seu anúncio, o sistema não obriga as pessoas a se cadastrarem e também não coleta os dados dos clientes sem o conhecimento deles. Não há como os dados dos clientes serem enviados sem que eles tenham o devido conhecimento, salvo se a pessoa que viu o anúncio se cadastrar usando dados de um familiar com o intuito de o mesmo receber as informações. Essa segunda situação é mais comum, mas não há como saber quem efetivamente fez o cadastro.
Algumas imobiliárias costumam informar ao cliente que estarão encaminhando os dados dele para o jurídico, que os enviará para a delegacia de crimes digitais para denunciar, pois alguém mal-intencionado está usando os dados dele. Após essa informação, segundo o que a maioria relata, o cliente costuma confessar a autoria do envio.
FACEBOOK E INSTAGRAM PEGAM OS DADOS DA PESSOA SEM ELA TER ENVIADO?
Fica claro que o sistema não faz a captura dos dados secretamente. A própria pessoa se cadastrou.
CLIENTE ENVIOU OS DADOS ERRADOS OU NÃO ME RESPONDE NO WHATSAPP
Os dados recebidos foram enviados pelo próprio cliente e não têm relação com a campanha em si.
Abaixo, vamos abordar algumas teorias para os dados errados mais aceitas pelos especialistas de diversos segmentos que também trabalham com campanhas de cadastros.
CLIENTE DISSE QUE NÃO TEM INTERESSE
Avise ao cliente que ele não deve se cadastrar em campanhas de imóveis nas quais não tem interesse. Vale lembrar que essa qualificação não tem a ver com a campanha, pois o que a pessoa do outro lado visualizou na rede social é exatamente o que você aprovou no layout.
O ideal é tentar sondar o cliente para descobrir o motivo de ele ter se interessado em se cadastrar em um anúncio de imóvel para uma região e depois, na hora do atendimento, informar o contrário. Isso não é culpa da campanha, mas sim do próprio cliente.
ESTOU LIGANDO E O CLIENTE NÃO ATENDE
Existem algumas situações comuns a serem observadas que vamos abordar. Recomendamos sempre que possível não ligar para o cliente sem que ele tenha marcado, por conversa no WhatsApp, dia e horário para te atender, salvo quando o número não possuir WhatsApp. Nossa equipe tem um texto (script) que tem ajudado muitos profissionais na comunicação com o cliente.
ERRO DE MÁSCARA DA OPERADORA EM SEU APARELHO:
Primeiro passo: Não salve imediatamente o número no celular.
Segundo passo: Digite para ligar utilizando o DDD da cidade + número. Exemplo: 21 99999-9999. Verifique se vai tocar ou dar número inexistente.
Terceiro passo: Digite para ligar excluindo o DDD da cidade. Exemplo: 99999-9999 (sem o prefixo). Verifique se vai tocar ou dar número inexistente.
Quarto passo: Após verificar qual opção toca, salve no telefone.
CHAMADA VIA WHATSAPP:
É uma alternativa para quando a rede da operadora não funciona.
NÚMERO FALTANDO DÍGITO:
Observe se faltou um número 9 ou se é telefone fixo.
NÚMERO COM DÍGITOS INTERNACIONAIS: ao invés de salvar direto em seu celular, tente criar um link de WhatsApp em sites que produzam links diretos, como por exemplo: https://criar.wa.link/
Vale lembrar que você precisará descobrir o país do código recebido. Peça ajuda a alguém em sua imobiliária ou consulte o site https://devtools.com.br/como-ligar-para-exterior/
NÚMERO ENVIADO CAI EM OUTRA PESSOA:
Cite para quem atender o telefone os dados recebidos, pois talvez o nome e o e-mail façam a pessoa lembrar de algum parente que realizou o cadastro para ela. Outra situação é alguém realmente ter se cadastrado usando números inexistentes para não ser incomodado ou por questões de segurança e privacidade pessoal, mas preferindo receber pelo e-mail.
NÚMERO ENVIADO É VISIVELMENTE FALSO:
Esse é o clássico 21 0000-0000. Costumamos dizer que a pessoa teve a honestidade de deixar claro que não quer receber ligações por questões de segurança e privacidade pessoal, mas prefere receber pelo e-mail.
CLIENTE QUER UM MINHA CASA MINHA VIDA, MAS NÃO TEM NADA CITANDO SOBRE ISSO NO ANÚNCIO
Explique ao cliente que a campanha visualizada por ele não citava MCVM. Vale lembrar que essa qualificação não tem a ver com a campanha, pois o que a pessoa do outro lado visualizou na rede social é exatamente o que você aprovou no layout.
O SISTEMA SÓ EXIBE PARA QUEM QUER COMPRAR IMÓVEL?
Não! O motivo é que as pessoas precisariam informar ao Facebook e Instagram que desejam comprar um imóvel, mas não há como informar isso. Por outro lado, se uma pessoa costuma responder aos anúncios de imóveis quando são exibidos, o sistema a marca como uma possível interessada em algum imóvel. Considerando essa informação, também podemos afirmar que o sistema não sabe qual é o preço que a pessoa quer pagar por um imóvel.
MINHA CAMPANHA RODA SOMENTE NO RIO MAS O NÚMERO DO CLIENTE É DE OUTRA CIDADE
Se sua campanha está configurada para exibição no Rio, o sistema do Facebook e Instagram estará gerando exibições na localização.
Algumas possibilidades:
> Moram no Rio e possuem DDD de outra cidade.
> Moram em outras cidades e visitam frequentemente o Rio para trabalhar, visitar parentes ou passear.
> Moram em outras cidades e vieram ao Rio para uma ocasião específica
> Moram em outras cidades e também no Rio.