MEU LEAD ESTÁ CARO... O QUE PODE SER?
- Captar Marketing
- 27 de ago. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 3 de set. de 2023
Chegou a hora de você ficar por dentro desse tema muitíssimo comentado por todos e cercado de inúmeras dúvidas.
Não há uma resposta genérica, pois precisamos analisar cada situação específica da sua campanha. Vamos abordar algumas dúvidas, mas claro, sempre devemos levar em consideração que os resultados entre os corretores são diferentes por diversos motivos. Antes, é necessário entender como realmente o sistema de cobrança da distribuição dos anúncios funciona.

COMO É FEITO O CÁLCULO DO CUSTO POR LEAD NO SISTEMA?
O próprio site do sistema de anúncio informa que a métrica é calculada tomando o valor total gasto dividido pelo número de cadastros que ocorreram no período, ou seja, o gasto não é por cadastro realizado como muitos pensam ser, mas sim, pelo custo com as visualizações. Cada pessoa que visualiza consome seu saldo, mesmo que não seja realizado um cadastro.
Agora que você já sabe, os tópicos abaixo vão fazer muito mais sentido.
MEU LEAD ESTÁ CARO PORQUE TEM MUITA GENTE FAZENDO O MESMO PRODUTO?
Essa dúvida já viralizou e com certeza você também já se perguntou isso.
Muitos por aí dizem que esse é o motivo, mas a resposta é NÃO!
Claramente o sistema não consegue unificar informações distintas entre os anunciantes por uma razão bem simples: ele não trata seu anúncio como um produto e também não pergunta qual produto está vendendo, mas sim, o trata apenas como fonte de exibição através do custo por visualização. O preço cobrado não é pelo que está sendo anunciado.
O custo por exibição pode sofrer alterações, mas é devido a grandes fatores de concorrência entre todas as empresas de todos os segmentos disputando a visualização no Facebook e Instagram. Diante disso, não tem como você ser cobrado a mais porque tem muitos ofertando o mesmo empreendimento.
MEU LEAD ESTÁ CARO PORQUE POUCAS PESSOAS SE INTERESSARAM PELO MEU IMÓVEL?
Esse pode ser sim um dos fatores, pois o sistema está gastando com as exibições, mas quem está visualizando o seu anúncio não está se interessando pelo seu imóvel.
MEU LEAD FICARÁ MAIS CARO SE MEU IMÓVEL FOR MUITO LUXUOSO?
Essa dúvida é clássica e está relacionada com a lei da demanda.
A Lei da Demanda diz que quanto menor for o preço, maior a quantidade de consumidores procurando no mercado os produtos que desejam comprar; da mesma forma, quanto maior for o preço, menor a quantidade de consumidores procurando no mercado os produtos que desejam comprar.
O sistema não sabe o preço do seu imóvel para cobrar seu lead mais caro, mas ele cobrará o preço padrão pelas exibições.
Devido o fator luxo, menos interessados podem comprar e menos leads entram. Se dividir o custo total investido em visualizações com a quantidade de leads recebidos, poderá perceber que o custo médio por lead ficou mais caro em comparação com produtos menos luxuoso.
MEU LEAD FICOU CARO PORQUE AUMENTEI MINHA MÉDIA DIÁRIA DE INVESTIMENTO?
Fique tranquilo, não há dados que provem isso. A regra que vale é o custo por exibição. Se você dobrou o valor investido, estatisticamente também irá dobrar o custo por exibição. Lembrando que a quantidade de leads recebidos não tem relação nenhuma com o valor investido, porque o sistema não cobra por cadastro, ou seja, o valor é gasto entrando lead ou não. O sistema do Facebook e Instagram não faz exibições patrocinadas gratuitamente, mas sim, roda o seu anúncio até mesmo quando não entra leads.
MEU LEAD TÁ CARO PORQUE ESTÁ PRÓXIMO DO LANÇAMENTO?
Não se preocupe! O Facebook e Instagram não se baseiam na agenda dos corretores para aumentar seu custo de lead, pois o custo é por exibição. O custo por exibição pode sofrer alterações, mas é devido a grandes fatores de concorrência entre todas as empresas de todos os segmentos disputando a visualização. Não tem como você ser cobrado a mais porque tem muitos ofertando o mesmo empreendimento.