CASOS SOBRE O POTENCIAL DE COMPRA DOS INTERESSADOS
- Captar Marketing
- 27 de ago. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 1 de dez. de 2023
Chegou a hora de você ficar por dentro desse tema muitíssimo comentado por todos e cercado de inúmeras dúvidas. Antes de abordamos o tema, precisamos esclarecer as dúvidas mais comuns de todos.

Quando alguém acessar o Facebook ou Instagram, o sistema exibirá na tela da pessoa o seu anúncio. Ao se interessar, ele clicará no botão SAIBA MAIS para realizar um cadastro com nome, telefone e e-mail. Após o preenchimento, você receberá esses dados. Após o cliente preencher os dados de cadastro, surge uma segunda tela perguntando se ele deseja enviar um WhatsApp. Haverá ali um botão que levará o cliente direto para seu WhatsApp.
O SISTEMA SÓ EXIBE PARA QUEM QUER COMPRAR IMÓVEL?
Não! O motivo é que as pessoas precisariam informar ao Facebook e Instagram que desejam comprar um imóvel, mas não há como informar. Por outro lado, se aquela pessoa costuma responder aos anúncios de imóveis quando é exibido, o sistema carimba aquela pessoa como uma possível interessada em algum imóvel. Considerando essa informação, também podemos afirmar que o sistema não sabe qual preço que a pessoa quer pagar em um imóvel.
Vamos ilustrar o tema simulando um corretor que usou o critério de segmentação para exibir apenas para empresários. Como todos sabem, existem empresários de todos os perfis econômicos.

Na imagem acima, o anúncio foi exibido apenas para empresários. Todos os perfis de empresários responderam ao anúncio. Obviamente, quanto mais caro for o imóvel, menos empresários podem pagar, reduzindo cada vez mais a "fatia da pizza".
Talvez você esteja se perguntando se nossos anúncios são exibidos apenas para empresários. Obviamente não! O gráfico é meramente ilustrativo.
CLIENTE DISSE QUE NÃO POSSUI CONDIÇÕES DE COMPRAR MEU IMÓVEL OU QUER COM PREÇO MENOR.
O interessado quando se cadastrou, acreditou ter o potencial para morar no seu imóvel ou queria realmente saber se ele teria condições. Imagine que no exemplo da imagem acima, você tenha recebido o lead de um empresário que pode pagar até 500.000, mas seu imóvel custa 800.000 e podemos observar alguns pontos: Facebook e Instagram não sabiam que aquele empresário queria comprar um imóvel, pois ele não buscou, mas sim, foi impactado pelo anúncio e se interessou. De fato, a rede social não sabe a faixa de interesse de compra do empresário a fim de mostrar seu anúncios somente para empresários que querem comprar acima de tal valor. O sistema não possui essas informações dos empresários, bem como também não possui as suas. Vale lembrar que Facebook e Instagram não é uma plataforma de buscas.
QUERO FITRAR A CAMPANHA SOMENTE PARA CLIENTES QUE TENHAM RENDA SUPERIOR
Esse desejo obviamente é o mesmo de todos os corretores e também de todas as empresas que fazem propagandas no rede social. Até mesmo as empresas que vendem produtos baratos desejam somente clientes que ganhem renda alta, para dessa forma, não perder o investimento da campanha.
De fato, o Facebook e Instagram não sabem quanto você ganha e nem quanto ganha seus potenciais clientes para que possa haver um filtro do tipo "clientes que ganhem acima de X", visto que, os dados bancários possuem leis que protegem a privacidade. Por outro lado, mesmo que o sistema pergunte ao cliente quando ele ganha, ninguém seria capaz de informar algo tão particular. No exemplo do tópico anterior, se a campanha for exibida para empresários, serão para os empresários de todas as faixas de renda e não somente os que ganhem acima de uma renda específica.
DADOS ESTATÍSTICOS
Nossas campanhas seguem dados estatísticos baseados no histórico positivo de outras campanhas semelhantes aliada aos dados de mercado e potencial de renovação de campanhas entre todos que rodam o mesmo produto. Se muitos estão renovando determinada campanha, significa que está performando bem, ainda que você mesmo não tenha tido essa sorte. Temos uma equipe de análise focada apenas em coletar dados importantes das campanhas para otimizar o tempo de todos e gerar mais resultados para você.
Se houvesse uma forma de anunciar somente por filtro de renda superior, todos iriam escolher essa opção e deixariam de lado os de renda menor. Isso entra em conflito com as políticas de discriminação do Facebook e Instagram.
Outro ponto interessante é que se realmente fosse possível, as próprias construtoras fariam anúncios somente para a faixa de renda superior e tomariam para si todos os leads que ganham acima de tal valor, mas como não é possível, as construtoras que fazem campanhas contam as mesmas probabilidades que você.